terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Lidos de janeiro e metas para fevereiro (Folia Literária 2018 e outros projetos)

E aí, gente! Conseguindo manter as metas em dia?

Janeiro já começou apertado pra mim, com tantas metas a cumprir. Reconheço agora que fui bem exigente comigo mesma e esse ano estou tentando dar um passo grandinho, talvez porque eu terminei/comecei o ano bem empolgada mesmo, rs. Confesso que estou conseguindo (por enquanto), mas já me sinto meio cansada. Só que não quero relaxar ainda! Vamos lá!

Vamos ao wrap up (lidos) de janeiro:

Fig. 1 Wrap up (lidos) de janeiro.

Consegui, com algum esforço, manter a minha meta de leituras em janeiro. Não li um dos extras que eu tinha selecionado (A longa e sombria hora do chá da alma, vol. 2 da saga Dirk Gently do Douglas Adams), mas tudo bem, era extra. Ainda pretendo ler assim que abrir uma vaguinha no ano.

Os lidos dentro da meta foram:

TAG de janeiro: Retorno a Brideshead - Evelyn Waugh (edição da tag com a companhia das letras);
Livro novo: As alegrias da maternidade - Buchi Emecheta (tag de 10/2017 com a dublinense);
Livro antigo: S. - J. J. Abrams e Doug Dorst (editora intrínseca). 

Fig. 2 Lidos de janeiro.

Além desses, li Pó de lua nas noites em claro (também da intrínseca), que vocês já tão cansados de saber, rs (resenha aqui); e Dagon, o primeiro conto do Lovecraft da edição linda da darkside (também tem resenha aqui).

Pra fevereiro, o que teremos? 

Fig. 3 Abertura pras metas de fevereiro.

Bom, a minha meta pessoal é ler pelo menos 3 livros, né? O da TAG de fevereiro dessa vez ainda não chegou, então ainda não incluí aqui. Qualquer coisa eu tento ler de novo correndo no fim do mês. xD 

Como livro novo eu já tinha selecionado Uma dobra no tempo, de Madeline, porque a sua adaptação cinematográfica (A wrinkle of time) vai estrear dia 29 de março (fiquem atentos!) e eu quero garantir que vai estar lido até lá! Não sei nada da história ainda, só sei que é uma fantasia/ficção científica, que é um clássico e que tem a ver com tempo, e eu amo o assunto! Editora HarperCollins também arrasou na edição, né?

Pro livro antigo esse mês eu fiz uma pequena gambiarra na minha meta, na verdade, pra encaixar Tartarugas até lá embaixo (e vai ser meu primeiro livro do John Green. Tentando vencer preconceitos com YA.). Não é um livro antigo meu, mas é um livro emprestado da minha irmã. Como tinham muitos outros livros concorrendo pra ler nesse mês, e como esse foi o livro escolhido para ser lido em conjunto no projeto @thebuddyreaders, eu resolvi furar a fila e dar a vez a ele aqui.

Fig. 5 Meta pessoal (tag do mês, um livro novo e um livro antigo).

Fora isso... Teremos maratona literária, mesmo estando com pouco tempo pra ler? Teremos sim! Se flopar, flopei, mas me animei muito com essa maratona e quero tentar! 

Vou participar da #folialiteraria2018, maratona que foi idealizada por vários IGs (@shootinggbooks, @surtoliterario, @leiturasemfrescura, @matandovespas, @porredeleituraelivros). Quem me chamou mesmo pra participar e me animou foi o Minho do @shootingbooks, mas já estou adorando conhecer o resto do pessoal. =)

A maratona começou dia 05/02 e vai até o dia 28/02, então se quiser participar também, corre que dá tempo! Vão rolar sorteios durante a maratona e, pra participar deles, tem que preencher um formulário (link no perfil deles) até o dia 11/02! Então estão avisados!

Fig. 6 TBR maratona Folia Literária 2018.

A Folia Literária consiste em cumprir alguns desafios temáticos. A minha TBR pra participar do desafio ficou assim:

📚Porta Bandeira: escolha um livro nacional que você queira ler! As Três Marias - Rachel de Queiroz (edição TAG 11/2017 com o selo José Olympio do Grupo Editorial Record);
📚Carro Alegórico: escolha um livro que tenha aquela capa babado e que você ache bem colorida! Tartarugas até lá embaixo - John Green (editora Intrínseca);
📚Trio elétrico: escolha um livro que é ou já foi bastante comentado pelos leitores! Uma dobra no tempo - Madeleine L’Engle (editora HarperCollins);
📚Rainha de Bateria: escolha um livro que tenha uma personagem feminina de destaque! Hibisco Roxo - Chimamanda Ngozi Adichie (editora Companhia das Letras);
📚Desafio extra, Marchinhas: escolha um livro que traga música! 31 canções - Nick Hornby (editora Rocco). 

Percebam que eu, malandramente, tentei vincular minhas metas com a maratona, rs. Farei o possível pra ler tudo, mas nem to considerando muito que vou conseguir ler esse do desafio extra, mas se conseguir, está aí.

O outro projeto que estou participando, o que incentiva comprar menos e ler mais (que o @tbrzero tomou a frente), também propôs um desafio pra esse mês. Nele, foi decidido usar as cores da lombada para escolher os livros para serem lidos em fevereiro. Como eu já tinha escolhido os meus, resolvi só tentar dar uma adaptada aqui:

Fig. 7 TBR de fevereiro de acordo com o desafio do @tbrzero.

PRETO - 31 canções - Nick Hornby;
AZUL - Uma dobra no tempo - Madeleine L’Engle;
VERMELHO - Serve marrom? As três marias - Rachel de Queiroz;
BRANCO - Tartarugas até lá embaixo - John Green;
ROSA - Serve roxo? Hibisco roxo - Chimamanda Ngozi Adichie.

O que seria de mim se não fossem as gambiarras, não é mesmo? Mas aproveitando que estou aqui falando da @tbrzero, gostaria de ressaltar que passei o mês sem nenhuma compra de livros! Vitória! E estou correndo atrás de conseguir um dinheirinho pra conseguir resolver as dívidas que fiz com prando livros compulsivamente no final do ano passado - que talvez eu já tenha comentado aqui, vão até abril -, rs. Já estou me sentindo um pouquinho vitoriosa, sim! Mesmo que tenha sido só um mês, por enquanto. Gostaria de agradecer aqui também ao pessoal que me deu livros esse mês e me ajudou a segurar a minha vontade enlouquecedora de ter livros "novos". Obrigada, @riquereads, @julianabemsimples e @jnrgms

Além de tooodos esses livros aí (suspiros), também tenho alguns projetos e leituras conjuntas que me comprometi a participar. Neles terei mais um conto do Lovecraft pra ler no projeto #300diasdelovecraft (A cidade sem nome); a primeira parte do As grandes esperanças, do Charles Dickens (até o cap. 8), pra ler e comentar junto com os meus amigos no #projetoescotilha (que apropósito já li e to adorando, rs); o livro do mês do Leia Mulheres Campos (Hibisco roxo da Chimamanda Ngozi Adichie) cujo encontro foi marcado para o dia 24/02, então se você é da região e tem interesse, se adianta aí; e o Tartarugas até lá embaixo, que já comentei anteriormente, vou ler junto com o @thebuddyreaders (Fig. 8).

Fig. 8 TBR leituras conjuntas (#projetoescotilha, #300diasdelovecraft, Leia Mulheres Campos, @thebuddyreaders).


Ufa! Parece muito, mas nem é taaanto assim, vai? Fiz o melhor que pude pra participar dos projetinhos que fui encontrando por aí. Mesmo assim, ainda deixei de lado vários que queria também, mas seria realmente impossível pra mim. Prometo melhorar com o tempo, rs.

No mais, depois eu volto aqui pra contar se eu consegui cumprir alguma coisa, rs (aquelas que começam já com as esperanças meio abaladas), o que eu consegui ler, etc.

Espero que vocês também estejam animados! Nos vemos em breve.

2 comentários:

  1. Não to me pressionando com metas. Deixa sem metas, aí quando atingir a meta, a gente dobra a meta. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa também, rsr. Fiz assim ano passado e li mais do que eu costumava ler normalmente. Esse ano que to saidinha. xD

      Excluir