segunda-feira, 9 de abril de 2018

Lidos de março, contratempos e revendo metas para abril

Olá, olá! Como estão? Hoje, enfim, eu vim mostrar os meus livros lidos em março e comentar um pouquinho sobre as minhas metas e meus novos objetivos. Aí vocês me perguntam: novos objetivos? Como assim? Vai mudar no meio do ano? Talvez. Vamos ao post.

Fig. 1 Pilha de livros lidos em março.

Em março tive grandes dificuldades em manter a minha TBR programada. Se for pensar por esse lado eu falhei miseravelmente. Mas ao mesmo tempo, li 7 livros. Então será que falhei mesmo?

O que acontece é que de todos os livros lidos, apenas 2 estavam de fato na TBR. Vamos aos pormenores...

META PESSOAL

📗TAG: comecei a leitura de Só garotos - Patti Smith (livro de março) mas não consegui finalizar ainda, muito menos começar o de fevereiro. :(
📗Livro novo: eu tinha me programado para ler A (r)evolução das mulheres, de Mindy McGinnis, mas acabei nem tentando começar porque me vi muito presa numa outra leitura "parecida" (Nevernight). Na verdade só achei que seriam dois livros muito fortes para ler ao mesmo tempo, então resolvi adiar esse aqui.
📗Livro antigo: Persépolis - Marjane Satrapi, único livro da meta pessoal lido! Amém! Esse tem até resenha aqui

Dos extras pré-selecionados consegui ler apenas Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie. Postei resenha dele aqui no dia da mulher, um post super especial. 

LEITURA CONJUNTA

Das leituras conjuntas eu só consegui ler Nevernight – resenha aqui – e me dedicar a participar de todos os desafios propostos pelo projeto @thebuddyreaders (inclusive ganhei um dos desafios! Fui escolhida entre as melhores combinações de foto + resenha, fiquei muito muito feliz! Obrigada @riquereads e @nickmafra). Valeu a pena? Valeu muito! Porém, a verdade é que essa leitura me sugou total e eu não consegui ler nada em paralelo com esse livro (nem depois que terminei, demorei a ler outra coisa porque ainda estava muito imersa no universo de Nevernight). Todos os livros extras que li foram antes de começar essa leitura. Eu li 6 livros até o dia 10 de março, depois parei em Nevernight e fiquei, rs. Foi bom porque consegui mergulhar mesmo na história e foi tudo super intenso, e até corrido às vezes, porque alguns capítulos eram bem grandinhos. Eu gostei muito da experiência e de ter compartilhado essa leitura em grupo, comentando todo dia os capítulos lidos em detalhes. Recomendo a quem quiser experimentar, todo mês tem um livro novo para ler com eles nesse mesmo esquema. O de abril parece que vai ser mais leve, rs.

A outra leitura conjunta de março seria o terceiro conto de Lovecraft do projeto #300diasdeLovecraft e até nisso eu flopei. Eu tenho deixado pra ler os contos no fim do mês para fazer a discussão em grupo com a história bem fresquinha na cabeça. Acontece que em março teve feriado e eu acabei bem ocupada nesses dias, e antes com Nevernight, então não deu. :( Por "sorte" ninguém do grupo leu também e ainda estamos nos reprogramando para a leitura e discussão, então tenho mais um tempinho aí e pretendo ler assim que possível!

EXTRAS

Pois bem, se eu não li o que tava na TBR, o que eu li então? Vários livrinhos curtinhos e algumas HQs / graphic novels, como você pode ver na foto que ilustra o post. Segue a lista inteira de livros lidos em março, com suas respectivas datas de leitura:

01/03. 31 canções - Nick Hornby (Rocco)
05/03. Pílulas azuis - Frederik Peeters (Nemo)
06/03. Para educar crianças feministas - Chimamanda Ngozi Adichie (Companhia das Letras)

A maioria das leituras já tem resenha aqui no blog, os links estão na própria lista acima. A próxima a sair deve ser a da HQ Pílulas azuis, muito em breve. Se tiverem curiosos com algum outro livro que li, fiquem à vontade para pedir resenha também que dou um jeitinho, rsr.

NOVOS OBJETIVOS PARA METAS

Em março eu tinha me prometido não me estressar com a TBR, as leituras, os posts, mas acabei me estressando mesmo assim. Tive um princípio de ressaca literária e não consegui ler de acordo com a programação que eu tinha feito. Pois bem, por esse motivo eu decidi que para abril eu vou deixar a meta aberta. E quando eu bater a meta, eu dobro ela, rsr. 

Fig. 2 Leituras certas para abril.

O único livro que eu pretendo me esforçar para ler vai ser O Silmarillion do Tolkien (ansiosa pelas novas edições agora que a HarperCollins Brasil comprou os direitos do Tolkien!) e eu não quero ficar me martirizando caso não consiga terminar de ler ele em abril nem nada do tipo. Quero ler o mais tranquilamente possível. Se der vontade de ler algo ao mesmo tempo, eu leio; se não der, não leio. Abril vai ser um mês sem pressa, totalmente para relaxar (apesar de estar me propondo ler esse livro que vai ser um super desafio pra mim, mas que quero muito há tantos anos!).

A leitura de O Silmarillion, na verdade, inicia o meu projeto pessoal #ProjetoTerraMedia, no qual pretendo ler um livro do Tolkien por mês. Começando com esse agora, seguindo por O Hobbit, O Senhor dos Anéis (cada volume em um mês seguinte), e terminando com Contos Inacabados. Para abril me organizei de forma a ler 20 páginas por dia a partir de hoje (09/04). Se eu conseguir seguir essa programação, termino até o fim de abril. Caso alguém deseje me acompanhar nessas leituras, para ler e comentar junto, é só entrar em contato que a gente combina melhor. Adoraria ter companhia porque adoro discutir minhas leituras!

Sobre a minha participação em outras leituras conjuntas (clube do livro, maratonas literárias, etc etc etc), a partir de agora eu não sei mais se vou  conseguir participar. Não vou me comprometer (até porque não estou podendo gastar comprando livros novos e essas leituras conjuntas todas acabam sendo uma tentação sem tamanho para mim, e isso me faz mal), vou apenas tentar ler a quantidade de livros que prometi ler no ano (36). Se ler mais que isso, ótimo. Se não ler, tá bom também.

Na verdade, as únicas leituras conjuntas que eu com certeza vou continuar vai ser a #300diasdeLovecraft e a #ProjetoEscotilha em que leio Grandes Esperanças do Dickens com os meus amigos. Apesar de ainda não termos conseguido fazer a discussão da primeira parte lida em fevereiro, a luta contin... digo, a leitura continua e vamos comentar o que lermos acumulado assim que der. Confesso que estou de olho na programação do @thebuddyreaders e na da Leia Mulheres Campos (confira no evento aqui) e se for possível ler, participarei. Pode deixar que eu conto a vocês  se rolou ou não depois, mas deixo aqui o convite a quem quiser participar, recomendo demais a experiência.

Então, é isso. A vida é muito curta pra gente ficar se preocupando com regras que nós mesmos criamos pra gente, não é mesmo? Espero apenas que consiga seguir lendo, buscando o equilíbrio e sendo feliz. E é o que desejo a vocês também! Boas leituras para nós!

2 comentários:

  1. Quando a gente começa a tratar o lazer como se fosse trabalho, deixa de ser divertido e passa a ser obrigação com pressão, desânimo e todas as consequências. Hobby tem que ser hobby, fluido, orgânico, respeitando o nosso próprio tempo e vontade pra crescer junto com a gente! Tá certíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, é isso aí! Obrigada pelo comentário, me fez refletir mais <3

      Excluir